Conhecida popularmente como Catedral Metropolitana, a Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro foi inaugurada em 1979 e chama a atenção pela grandiosidade e pelo projeto arquitetônico em forma de cone. São 75 metros de altura e 106 metros de diâmetro com capacidade para 20 mil pessoas.
Seu estilo moderno possui linhas retas e sóbrias. A beleza do lugar também fica por conta dos vitrais coloridos de 60 metros de altura que vão da base até a cúpula. Uma curiosidade sobre os vitrais é que eles estão posicionados de acordo com os pontos cardeais.
É interessante notar que a inspiração para forma de cone da Catedral veio de um edifício considerado pagão. O arquiteto Edgar Fonseca se inspirou na pirâmide que os Maias construíram na Península de Yucatán, no México.
A Catedral ganhou um novo sistema de iluminação. São 86 projetores de LED distribuídos por toda a igreja incluindo o campanário. São acionados por um controle informatizado que permite a utilização de até 2.000 cores diferentes, diversas combinações e variadas velocidades de projeção.
Muitas pessoas não sabem mas no subsolo fica um Museu Arquidiocesano de Arte Sacra. O acervo do Museu com mais de 5.000 peças, entre esculturas, pinturas, mobiliários, porcelanas, pratarias e indumentárias religiosas.
Encontramos no Museu a pia usada para batizar os príncipes da Família Real, o trono de D.Pedro II e a Rosa de Ouro oferecida pelo Papa Leão XIII à Princesa Isabel para celebrar a assinatura da Lei Aúrea.
Aberto toda quarta-feira das 9:00 às 12:00h e das 13:00 às 16:00h. Sábado e domingo das 9:00 às 12:00h.
A Catedral é aberta de segunda a sexta das 8:00h ás 12:00h e das 13:00 ás 17:00. Sábados e domingos das 8:00h ás 12:00h.