Movimentos e Pastorais



CATEQUESE

É através da catequese que as crianças vão descobrir quem é Jesus, seus valores e ensinamentos. É preciso que os pais valorizem a catequese e a tratem da mesma forma que a escola, curso de inglês, escolinha de futebol, informática. As turmas da catequese estão divididas em: Pré-catequese, 1º ano e 2º ano. Os encontros acontecem nas manhãs de sábado. A comunidade agradece o carinho e dedicação dos catequistas para com as crianças! Todos os sábado a partir das 09h.


MARANATHÁ

A comunidade Católica Maranathá iniciou sua missão no Parque Colúmbia no dia 18 de Janeiro de 2006. Seu objetivo é levar o amor libertador de Jesus e a ternura de Maria a todos os filhos de Deus. No parque Colúmbia esta comunidade tem transbordado no acolhimento dos irmãos, através das orações em comum, partilhar da palavra e da vida. Os membros são movidos a realizar eventos que motivam as pessoas fazendo–os perceber que bem melhor do que o mundo é o que Deus pode oferecer. Todas as quintas, 20h.
Site: http://maranathapc.blogspot.com.br/ 



APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Tem como objetivo a oração, doação, perseverança, amor ao próximo. Sua missão é rezar e difundir na mente e no coração das pessoas as graças obtidas através Sagrado Coração de Jesus. Missa do Apostolado da Oração toda primeira sexta-feira do mês, às 19h. 




PASTORAL DA CARIDADE (EQUIPE DE NATAL)

Tem por objetivo atender as pessoas necessitadas, visitar as famílias menos favorecidas, promover capacitação e realizar eventos caritativos. A pastoral da caridade organiza e faz a distribuição de cestas básicas, com alimentos que são arrecadados pela comunidade. 






PASTORAL DA CRIANÇA



 O objetivo é orientar as gestantes e acompanhar o desenvolvimento das crianças, orientando os pais sobre nutrição, higiene, a paz na família, vacinas, saúde de seus filhos dando-lhes oportunidade e conquistas. Desenvolver ações de saúde, educação, cidadania e espiritualidade de forma ecumênica nas comunidades pobres. As atividades visam promover o desenvolvimento integral das crianças, desde a concepção aos seis anos de idade, e a melhoria da qualidade de vida das famílias, e também apoio a gestante. 




EQUIPE DE NATAL

A equipe de Natal é um braço da Pastoral Social e tem por objetivo promover a festa de natal das crianças carentes da comunidade. Ao longo do ano realiza cantinas para arrecadação de fundos para festa e para os presentes. Muitos presentes são doados por membros da comunidade através do apadrinhamento das crianças. São cadastradas aproximadamente 650 crianças carentes. No dia da festa, as crianças lancham, brincam, participam de alguma atividade preparada para elas e recebem a tão sonhada visita de Papai Noel, que traz para cada uma kit com roupa, sapato e brinquedo, arrecadados ao longo do ano.



EQUIPE DE MÚSICA

O objetivo deste ministério é ajudar a assembléia, através dos cânticos, a encontra-se com o próximo, consigo mesma e com Deus. As músicas, especialmente escolhidas pelas equipes, enchem a igreja de vida, e levam o povo a receber e a perceber o Espírito Santo, que se manifesta em cada celebração. 




PASTORAL DO BATISMO

Pelo batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornando-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e Participantes de sua missão. A pastoral do batismo tem por objetivo preparar pais e padrinhos para o Sacramento do Batismo de seus filhos e que essa preparação não seja feita só através da doutrina, mas também com a inserção na vida comunitária e a certeza de ser educada e orientada na fé cristã. Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta de entrada para a vida na comunidade e o acesso aos demais sacramentos. Inscrições no 1º domingo do mês e Batismo no último domingo do mês, sempre após a missa de 8:30h.


LEGIÃO DE MARIA

A Legião de Maria tem por finalidade alcançar a Glória de Deus pela oração e cooperação ativa sob a direção da autoridade eclesiástica. Os leigos agem unidos como um corpo orgânico, para que se manifeste com maior força a comunidade da igreja. Reunião às segundas, 15:30h.




GRUPO DE ORAÇÃO


O grupo de oração é uma reunião de cristãos para louvar e bendizer a Deus, a fim de levar os participantes a uma experiência pessoal com o Deus vivo. A oração é o principal carisma nessas reuniões e acontecem de diferentes formas, tais como: louvor, reconhecimento das graças recebidas de Deus, oração contemplativa, oração em línguas, petição de graças e curas. O objetivo é alevar cada participante a experimentar o pentecostes pessoal. Crescer e chegar à maturidade da vida cristã, plena no Espírito, segundo os desejos de Jesus. Todas as terças, 20h. Visite: http://goagnusdeipcrj.blogspot.com/


M.E.S.C.

O Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão tem por objetivo suprir as necessidades da igreja, atribuindo ao ministro o desempenho de várias atividades, como por exemplo: ministrar a sagrada comunhão aos outros fiéis durante a missa; levar a eucaristia aos hospitais, residencias, favelas e onde a caridade cristã exigir sua presença; preparar o doente para receber os sacramentos da confissão e unção dos enfermos; presidir o culto eucarístico na ausência do sacerdote; aproveitar o tempo de velório para uma adequada celebração dando um sentido à morte; expor o Santíssimo Sacramento, nos termos do CAN 943; zelar pela dignidade do culto eucarístico e de tudo que lhe diz respeito.
Toda comunidade é convidada a participar da Hora Santa, todas as quintas-feiras, às 19:30h. 

EQUIPE DE LITURGIA

A equipe de liturgia preocupa-se com a preparação e a execução daquelas funções especiais para o bom andamento da ação litúrgica: o acolhimento, os cantos, as leituras, as preces dos fiéis, o serviço do altar, etc. A equipe de liturgia assume a responsabilidade de ajudar toda o povo a participar a liturgia.


SALA DA VIDA

A sala da vida foi criada em 1998 pela Irmã Silvete, com o objetivo de ensinar às pessoas a fazer seus próprios remédios caseiros extraídos de ervas e produtos naturais. E funciona desde então funciona na Paróquia fornecendo à comunidade xaropes, tinturas, complemento alimentar (multimistura), pomadas, etc. Todo os itens vendidos a preço de custo.  Uma vez por ano, aliada à outras pastorais é promovida uma feira da saúde. A Sala da Vida está aberta todas as terças-feiras, de 9 às 12h.



ATENDIMENTO JURÍDICO

 Advogados prestam assessoria gratuita à comunidade. Todas as sextas-feiras de 14 às 16h.


N.A. (NARCÓTICOS ANÔNIMOS)

Grupo de apoio ao dependente químico. Reuniões sábados, 16h.

GRUPO JOVEM

Num mundo tão atribulado e cheio de informações é necessário aos jovens terem um momento para partilharem dúvidas, acontecimentos do dia a dia e buscarem a orientação para levarem suas vidas de acordo com a Palavra de Deus. Os encontros do grupo jovem são permeados de muito louvor, conversas, canções, debates sobre assuntos da atualidade. Buscando sempre pautar suas conversas nos ensinamentos que Jesus deixou para todos nós.



PASTORAL DA FAMÍLIA

A pastoral da família de nossa comunidade está em fase de formação. Alguns casais, convidados pelo Pároco, estão se preparando através de estudos e partilhas para atuarem nesse desafio de ajudar famílias de nossa comunidade a levarem o amor e a esperança de Cristo para dentro de seus lares.


CATECUMENATO (CRISMA)



Esta é a equipe formada ao longo de 2011, de acordo com o RICA, para acolher e orientar os 57 jovens que se candidataram ao Catecumenato - que é a renovação das promessas do Batismo. Os encontros do Catecumenato acontecem todos os domingos após a missa de 8:30h.



JOVENS UNIDOS EM CRISTO - JUNCRI

É um movimento existente na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Parque Columbia – Pavuna. O movimento tem como objetivo unir os jovens de dentro da Paróquia, sejam eles do grupo jovem, catecumenato, comunidade Maranathá e nos tornamos um só em Cristo, para assim chamarmos novos jovens. O movimento procura trazer novidades para a juventude da Paróquia, trazendo oportunidades, diversão, novidades entre outros.
Site: http://juncri.wordpress.com/



GRUPO DE TEATRO

O objetivo deste grupo é evangelizar a mensagem de Cristo através da peça que retrata sua Paixão.
Grupo: http://www.facebook.com/groups/595977917084551/






PASTORAL DA COMUNICAÇÃO - PASCOM

"A Pascom é a pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida e da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária, do planejamento democrático, do uso dos recursos e instrumentos que facilitem o intercâmbio de informações e manifestações das pessoas no interior da comunidade e da sociedade". (Coleção Estudos da CNBB, 75 nº244)

CÍRCULO BÍBLICO

O Círculo Bíblico é uma reunião de pessoas para refletir sobre as coisas da vida em comunidade, usando a Bíblia como espelho da vida, a Palavra de Deus, luz que ilumina os passos do grupo.

TERÇO MARIANO


O terço é um meio de salvação dos mais poderosos e eficazes que nos foi oferecido pela Divina Providência. O Rosário soluciona inúmeros problemas, assegura a salvação eterna e antecipa a implantação no mundo do Reino do Imaculado Coração de Maria.
Atualmente, há três grupos para rezar o terço na paróquia: terço das mulheres - segunda-feira, às 19h. Terço dos homens - sexta-feira, às 20h. Terço para todos que é rezado, aos domingos antes da missa da manhã, à partir de 7:50h. 

PASTORAL DO DÍZIMO

Em construção...

EQUIPE DE ACÓLITOS

Em construção...

EQUIPE DE LITURGIA

Em construção...


Pesquisar