História

Na Rua General Etchegoyen, no Parque Columbia, na Pavuna, está erguida a Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que se destaca por seu estilo moderno e singular sineira, constituindo um ponto de referência católica na região. A paróquia também tem destaque por seu envolvimento em serviços de assistência social e comunitária, desenvolvendo programas exemplares.
A igreja edificada em estilo moderno, apresenta fachada em bloco único revestido por tijolos na cor do barro e envolvida por uma larga moldura amarela com frontal em arco. (...) Internamente, tem-se o grande salão retangular da nave com teto reto, de laje batida, na cor azul céu, e vários pendentes de luz. (...)
Os dados históricos referentes à vida eclesial da comunidade antes da elevação da igreja à Matriz são escassos. Não há registro documental definido, pois no livro de tombo só há lançamentos após a criação da Paróquia.
O passado da atual Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro segue um padrão histórico de desenvolvimento de muitas igrejas em nossa Arquidiocese. Nos anos de 1950, o Bairro da Pavuna, assim como muitos outros Bairros adjacentes, já havia passado por um considerável crescimento demográfico e processo de urbanização, consequência do próprio desenvolvimento econômico da Capital Federal, crescente desde 1930.
Na década de 50 do século passado, a população da região do Parque Columbia buscava solução para exercer a religiosidade católica, já que a Matriz de Santo Antônio, na Pavuna, era muito distante. Com alguma pressão da comunidade, a Arquidiocese percebeu a necessidade de criar na região uma capela ou igreja. Não havia nenhum terreno para ser doado e utilizado em visita. Assim sendo, a Arquidiocese pensou em comprar um terreno para a comunidade construir uma capela. Havia alguns lotes de ótimas dimensões utilizados na época como depósitos das Casas Garçon, (...) A dona do terreno queria vender todos os lotes, mas o preço que pedia era muito alto, não conseguindo a Mitra entrar em acordo. Esses lotes ficavam na Rua Embaú, distantes cerca de 300m da região da atual Matriz.
Persistente, a Arquidiocese conseguiu comprar um terreno na Rua General Etchegoyen, onde está a atual Matriz por volta de 1964. As dimensões desse terreno eram bem menores, mas suficiente para a comunidade levar adiante seus projetos, sendo então construída a Capela primitiva, o que ocorreu aproximadamente na virada da década de 50 para 60 do século passado.
Logo foi construído um barracão de madeira, de pequenas dimensões e de caráter provisório, servindo para a realização dos ofícios religiosos. A Capela ficou ligada à Matriz de Santo Antônio da Pavuna. Havia um clérigo à frente da comunidade, que fazia as celebrações e organizava o povo para a construção de uma Igreja definitiva, seu nome era Pe. Eugênio. Com sua direção, muitas festas, almoços e eventos comunitários foram realizados para a arrecadação de recursos objetivando a construção da Igreja. A data da elevação da Igreja à Matriz de Paróquia, 25 de março de 1969, foi repleta de muita festa. A Matriz foi dedicada a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, confirmando assim a invocação da Capela. Todavia, nessa época, a Igreja era construída em madeira. Somente por volta de 1979 começou a campanha para a substituição da Igreja de madeira por outra de construção definitiva. Deve-se lembrar que a população teve envolvimento total com a obra, ajudando voluntariamente na construção, no regime de mutirão.
Desde então, não houve mudanças significativas na estrutura do Templo, estando hoje basicamente como era na época de sua concepção. Pe. Eugênio foi o primeiro pároco da Matriz, sendo quem nela ficou por mais tempo, 36 anos.

Particularidades:


O Templo foi elevado à categoria de Igreja Matriz em 25 de março de 1969, com a criação da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro da Pavuna. Tem capacidade para 200 fiéis sentados e desenvolve programa de assistência social e comunitária através da Pastoral dos Carentes, que promove ao longo do ano bingos, almoços, e eventos gerais especialmente para pessoas mais carentes. Distribui mensalmente alimentos e roupas para cerca de 70 famílias cadastradas e, no final do ano, a Igreja amplia sua assistência para mais de 200 famílias. São atendidas por mês, contando os avulsos, mais de 300 pessoas carentes. Existe também um programa exemplar desenvolvido pela Matriz, que atende mais de 600 crianças; os paroquianos são convidados a apadrinhar uma criança carente, doando uma vez por ano, no período do Natal, um brinquedo, roupa e calçado.

Igrejas, Capelas, Oratórios e outros locais de culto na Paróquia:

- Sagrado Coração de Jesus. Favela Parque Unido, Parque Columbia – Pavuna, Rio de Janeiro, RJ.
- Cristo Operário. Travessa União, 29. Terra Nostra – Pavuna, Rio de Janeiro – CEP 21535-080


Texto extraído do livro “Templos Católicos do Rio de Janeiro”, 2009, Editora Vozes

Pesquisar