segunda-feira, 22 de julho de 2013

Missa de Envio dos Voluntários JMJ Rio2013

"Ide, fazeis discípulos entre as todas as nações!

Meus queridos amigos voluntários, hoje mais do que somente amigos, somos irmãos, uma família. Não vejo melhor forma de começar essas palavras, do que agradecendo. Agradecer por terem aceitado se inscrever como voluntários me parece pouco, já que o “sim” dado por vocês durante a inscrição teve de ser tantas vezes repetido diante das dificuldades, dúvidas e renúncias que tentaram lhes impedir de chegar até aqui. Muito Obrigado! 

Muitas das vezes trabalhar em algo como a Jornada Mundial da Juventude nos distrai do verdadeiro propósito da mesma. Peçamos a graça, de que a cada dia, juntamente com o comprometimento com as nossas funções, nós possamos também enxergar o belíssimo plano que Deus tem para cada um de nós que viveremos essa Jornada como verdadeiros braços para a realização da mesma. 

Peço, que a partir de hoje, após essa missa, sejamos enviados para nossos serviços nos questionando do “Porque eu?”. Porque Deus quis que eu estivesse aqui hoje? Porque Deus me enviou para ser um socorrista? Porque Deus me enviou para acompanhar seu corpo durante a comunhão, ou tantas outras funções? Porque eu fui escolhido?
Deus quer falar conosco, e nesta jornada Ele fará mais do que isso, Ele estará “gritando”. Pedindo que o enxerguemos além dos eventos centrais, além das partes grandiosas da jornada. Ele pede que o enxerguemos nos olhos de um peregrino, no sorriso de um voluntário, pede que o enxerguemos no “perrengue”, no cansaço, nos imprevistos, nos trabalhos, e em tantos outros pequenos lugares. O sobrenatural que queremos encontrar estará nas mínimas coisas. 
A Jornada não é um evento grandioso feito somente para receber o papa, a vinda do papa é apenas uma desculpa usada por Deus para que Ele possa mexer no interior de cada um de nós, basta se permitir. 
Peço a toda comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que possam também, se permitir viver plenamente esse encontro com Cristo, que já passou por tantos países, já existe há tantos anos, e no momento certo Deus nos presenteou para que acontecesse na ”porta” de nossa casa, no nosso Rio de Janeiro. 
Também peço que em suas orações diárias, peçam por nós voluntários, para que tenhamos a capacidade de representá-los durante nosso serviço e de auxiliar para que tantos, não somente peregrinos, possam encontrar Cristo durante esses dias. 

Que venha a JMJ Rio 2013!

Mariana Ribeiro - PASCOM/PNSPS.PC

Pesquisar