domingo, 3 de outubro de 2010

Dízimo: Gratidão, devolução, partilha e serviço

01 - O que é o dízimo?
O dízimo é prova de gratidão para com Deus, de Quem tudo recebemos; devolução a Deus, por meio da Igreja, de um pouco do muito que Ele nos dá; contribuição para com a comunidade, da qual fazemos parte pelo Batismo; partilha que nasce do amor aos irmãos e irmãs, especialmente em relação aos empobrecidos.

02 - Foi a Igreja que inventou o dízimo?
Não. O dízimo nasceu expontaneamente do coração humano, muito antes da Igreja ser instituída por Jesus. Já nos tempos do Antigo Testamento, o dízimo era uma das formas pela qual o povo honrava a Deus e sustentava a comunidade. (Cf. Gn 14, 18-20; 28, 20-22;  Nm 18, 25-32; Dt 12, 6.11.17; Lv 27, 30—33; Tb 1, 6-8;MI 3, 8-10).

03 - Quem pode e deve contribuir com o dízimo?
Pode e deve contribuir com o dízimo quem participa da vida de uma comunidade, ou seja, quem se esforça por ser verdadeiro cristão, “de fato” e não apenas “de nome”.Quem dá o dízimo está tentando “comprar” a Deus com o seu dinheiro. Dízimo sem fá não é dízimo: é “suborno” na tentativa de “extorquir” a Deus.

04 - Quanto se deve dar de dízimo?
O Ideal - e correto - é que cada cristão devolva a Deus, através da comunidade dez por cento de seu ganho mensal. Os bispos do Brasil, tendo em vista a situação da maioria das famílias brasileiras,aconselham que se dê de dois a três por cento do que se ganha. Quem pode, porém, deve chegar a costume bíblico, ou seja, a dez por cento.

05 -A cada quanto tempo deve-se contribuir com o dízimo?
O ideal é que o dízimo seja oferecido mensalmente. Assim, é possível à comunidade organizar-se prevendo as entradas de cada mês.

06 - Como o dízimo é utilizado na dimensão religiosa?
Na dimensão religiosa, o dízimo é utilizado na construção, sustentação, manutenção e ampliação da igreja, da casa paroquial do salão/pavilhão, do escritório/secretaria, das salas de catequese e de outros locais e atividades que estejam a serviço da oração e da evangelização.

DÍZIMO E IGREJA: a igreja é o local de encontro da comunidade. Ela deve oferecer o necessário para que a oração comunitária se realize, seja pela missa, seja por outras celebrações. Eis alguns exemplos do que é preciso para tanto: objetos litúrgicos, folhas e livros, aparelhagem de som, vestimentas para os ministros, imagens e quadros sacros, instrumentos musicais, enfeites, cadeiras e/ou bancos, luminárias, armários, sistema de segurança, extintores.


DÍZIMO E CASA PAROQUIAL: equipamentos domésticos, alimentação, contas de água, luz, telefone (e outros), escritório para atendimento dos fiéis, contribuição para os clérigos (côngrua), plano de saúde e encargos sociais (clérigos e/ou funcionários), material de limpeza, cozinheira e/ou diarista, automóvel.


DÍZIMO E SALÃO / PAVILHÃO: cadeiras, mesas, sistema de som, armários, utensílios de cozinha, materiais didáticos para encontros, cursos e palestras, banheiros, aparelho de TV (com vídeo), bebedouro, salas para encontros/reuniões em grupos, sistema de ventilação, sistema de segurança.


DÍZIMO E SECRETARIA/ ESCRITÓRIO: secretário/a, computador e acessórios, arquivos, materiais diversos (canetas, grampeador, carimbos, tesoura, fitas...), fichários, boletim diocesano e/ou paroquial, ambiente acolhedor, impressos em geral, materiais para uso de pastorais e movimentos, cofre, telefone, fax.


DÍZIMO E CATEQUESE: salas, material adequado e atualizado (aparelhagem de som, vídeo, cartazes, bíblias e outros livros, manuais de catequese...), espaço para recreação/confraternização, banheiros, caixa de primeiros socorros, jogos educativos.


DÍZIMO E OUTROS: cuidado e ornamentação do espaço ao redor da igreja e outras dependências, salas para grupos autônomos (pastorais, movimentos, organismos eclesiais), segurança (sis tema de alarme ou vigilantes), agentes liberados, serviços prestados por autônomos.

07 - Os itens elencados acima esgotam todas as necessidades da dimensão religiosa a serem supridas pelo dízimo?
Não. São apenas uma lista que exemplifica o quanto custa a existência e a sustentação/manu tenção de uma comunidade.

08 -  Por que o dízimo é uma fonte de bênçãos?
O dízimo é uma fonte de bênçãos porque tudo o que é feito com amor e por amor agrada a Deus. Deus não se “vende” nem pelo dízimo que oferecemos a Ele nem por qualquer outra oferta. Ele sempre se dá por inteiro; nós é que não O acolhemos de forma sempre generosa e plena. O dízimo é, antes de tudo, um caminho de conversão: ao partilhar eu me transformo interiormente, superando o egoísmo. Quem vence o egoísmo acolhe com  mais facilidade a Deus e às suas bênçãos. Concluindo: abre-se melhor à generosidade de Deus que é generoso para com a sua comunidade.

09 - O dízimo só tem sentido quando oferecido com fé.
Contribuir com o dízimo é um ato consciente de devolução a Deus, feito em espírito de fé. É entrega não só de dinheiro ou de bens, e sim da própria vida, com suas alegrias e tristezas, decepções e esperanças, derrotas e vitórias. Sempre que oferecido com fé, o dízimo se torna um ato de amor.

10 - Recordando
- O DÍZIMO É: 1) prova de gratidão para com Deus; 2) devolução a Deus por meio da comunidade; 3) contribuição para a manutenção da comunidade e, 4) partilha generosa e consciente.
- O DÍZIMO NÃO É: 1) pagamento que se faz à igreja para a ela pertencer; 2) taxa de adesão à comunidade; 3) mensalidade para poder usufruir dos serviços eclesiásticos e, 4) "suborno" para comprar a Deus e às suas bençãos.

11 - Leia
O DÍZIMO NA BÍBLIA: Gn 14, 17-20 (Abraão dá o dízimo a  Melquisedec); Gn 28,20-22 (Jacó promete o dízimo a Deus); Ex 22,28-29 (deve-se oferecer a Deus o melhor); Lv 27,30-33(o dízimo pertence a Deus); Nm 18,25-32 (o dízimo como sustento de quem está a serviço da comunidade); Dt 12,6.11.17 (normas a respeito de dízimo); Dt 14,22-29 (o dízimo como devolução a Deus); Dt 26,12-15 (o dízimo para os mais pobres); 1Sm 8,14-18 (o dízimo a serviço do rei); 2Cr31,2-10 (o dízimo e o clero); Ne 10,33-40 (o dízimo e o templo); Ne 13,10-12 (o dízimo e os ministros do templo); Tb 1,6-8(o testemunho de um dizimista fiel); Ml 3,5-12(o dízimo é uma fonte de bênçãos); Mt 23,23(não basta dar o dízimo, antes é necessário ser justo e misericordioso) e, 1Cor 9,13-14 (quem vive integralmente para Evangelho deve viver do  Evangelho).

Pesquisar