quinta-feira, 22 de setembro de 2011

1ª Missa com Total Acessibilidade, na Catedral

A terceira versão do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico e o Portal da Pessoa com Deficiência (www.pessoacomdeficiencia.gov.br ) foram lançados no dia 21 de setembro pelo Ministério do Planejamento, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Realizado no Dia da Luta da Pessoa com Deficiência, o evento Acessibilidade Digital, reuniu gestores do governo, analistas de tecnologia de comunicação, organizações não-governamentais e pessoas com deficiência.

A Arquidiocese do Rio de Janeiro, sempre preocupada com a pessoa, também vem promovendo ações de inclusão. Realizará no dia 23 de setembro, às 10h, na Catedral de São Sebastião, a primeira Missa com total acessibilidade, possibilitando que todas as pessoas com algum tipo de deficiência possam participar e interagir com a cerimônia. Um sistema de audiodescrição para cegos será implantado na celebração, que contará também com intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), a fim de que as pessoas com deficiência auditiva também usufruam de igual direito, em condições de igualdade com todos os demais.
Segundo a delegada da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/RJ, Deborah Prates, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, atendeu prontamente a solicitação dos portadores de deficiência que pediram meios para a acessibilidade total na Catedral. Para a delegada, essa atitude amplia a participação e o entendimento de pessoas com deficiência nas celebrações. (...)
(...) No último dia 18 de setembro, os surdos do Rio agradeceram a Deus pelos 30 anos de fundação da pastoral participando da Santa Missa na TV Brasil. Presidida pelo Padre Dionel Amaral, a celebração foi concelebrada pelo Assessor Arquidiocesano da Pastoral dos Surdos, Padre Jayme de Oliveira. Os deficientes auditivos proclamaram as leituras da Missa em Libras e era visível a alegria e o entusiasmo de todos que se sentiam, mais uma vez, acolhidos na comunidade católica.
Além da Missa com total acessibilidade, uma Celebração Eucarística especial será realizada no dia 24 de setembro, às 9h, na Igreja Santa Margarida Maria, na Lagoa, e no dia 25, haverá ainda o Encontro dos Coordenadores das Pastorais e dos Intérpretes Católicos. O endereço é Rua Frei Solano, 23, na Lagoa. Informações pelo telefone 2286-9596.


Fonte: http://www.arquidiocese.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm

Pesquisar