quinta-feira, 17 de maio de 2012

Parabéns, Internet!

Hoje, quinta-feira, dia 17 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Internet. 
Data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em janeiro de 2006. 
Apesar de apenas em 1990 a Internet ter começado a alcançar toda a população, hoje, com tão pouco tempo já influencia todos os nossos hábitos, o Brasil já é o 5° país mais conectado na rede. 

E o que a igreja tem a dizer sobre a Internet? 

O Pontífice destacou ao anunciar a mensagem para o 44º Dia Mundial das Comunicações Sociais que“Está aberta uma nova era: a da evangelização na Internet”  convocou toda a Igreja a olhar a Rede Mundial de Computadores com entusiasmo, audácia e exortando os sacerdotes a navegar na Internet, participar de redes de relacionamento e levar a Palavra de Deus  ao grande “continente digital”.

Ressalvando os limites das novas mídias, na mensagem “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios a serviço da Palavra”, Bento XVI dá o seu  “juízo positivo”  do mundo digital.

Segundo o presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, dom Cláudio Maria Celli, o papa aconselha os padres a serem partícipes, “dando alma ao fluxo comunicativo da rede e alcançando os não-crentes”.

“Apesar de dirigida principalmente aos sacerdotes – a quem o papa está dedicando um Ano – a mensagem quer envolver também os leigos, numa espécie de ‘diaconia da cultura digital’, chamados, cada um em seu papel, a testemunhar a Palavra”, explica dom Celli.

Enfim, a rede Internet não é apenas um espaço a ser ocupado, e os responsáveis pelos processos de comunicação devem promover uma cultura de respeito pela dignidade e o valor da pessoa humana – reza a mensagem.


Pesquisar