segunda-feira, 9 de julho de 2012

Balada rumo à JMJ RIO2013


Um novo point, que não deve nada às festas seculares realizadas nas diversas boates da Cidade. Assim é a Balada Jovem – A Festa, organizada pela equipe estrutural da Pastoral da Evangelização Noturna (PEN) do Rio de Janeiro. Com DJs altamente qualificados, produções musicais originais e um espaço estruturado para quem curte uma boa música eletrônica em seus variados estilos, o evento, realizado no último domingo, dia 8 de julho, na casa de show Fox Lounge, em Campo Grande - Zona Oeste -, promete ser o mais novo ponto de encontro de jovens católicos que buscam se divertir de uma forma saudável e sadia.

De acordo com um dos organizadores do evento, DJ Vitor Sales, a ideia de criar uma balada católica mensal surgiu através de um Encontro de Formação para DJs Católicos, realizado em novembro de 2011, na sede da Arquidiocese do Rio. Ele ressaltou ainda que os trabalhos da Pastoral da Evangelização Noturna tiveram início com a aprovação e a direção espiritual do Padre José Antônio, primeiro padre DJ católico do Brasil e mais conhecido como Padredj Zeton, da Diocese de Santo Amaro, em São Paulo.

— Tendo em vista a necessidade de formar DJs à luz do Evangelho e com as diretrizes e documentos da Igreja, pensou-se em criar uma pastoral e foi fundada em novembro de 2011, a Pastoral da Evangelização Noturna. Temos todo o apoio e incentivo do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, que muito em breve indicará um padre responsável para a nossa pastoral aqui no Rio. Logo, tendo também o apoio e incentivo do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ RIO2013), nós tivemos a iniciativa de criar esse point católico para os jovens, onde eles pudessem se encontrar, se divertir e louvar a Deus, com ritmos eletrônicos da nossa música católica. Além disso, é também a oportunidade de promover esse que é o maior encontro de jovens do mundo inteiro, que é a JMJ, que vai acontecer ano que vem aqui no Rio, ressaltou DJ Vitor Sales.


Baseada nos propósitos da Missão Continental, a equipe organizadora do evento pretende promover uma nova evangelização, capaz de levar a Igreja até a discoteca. A casa de shows, para esta ocasião, apresenta um cenário diferenciado e nenhuma espécie de bebida alcóolica é vendida. Além disso, diversos missionários ficam espalhados pelas áreas da pista de dança e em torno da boate para uma abordagem voltada para a evangelização dos jovens. Oficinas de oração, com atendimentos no local do evento, também foram disponibilizadas durante a balada e uma Adoração ao Santíssimo Sacramento foi presidida pelo Padredj Zeton.

Um dos destaques da programação foi a participação do integrante mais novo da Equipe Cristoteca Rio, DJ Danilo Cavalcante, de apenas 11 anos, que fez todos os jovens do Espaço Lounge sairem do chão e dançarem com a batida do seu som.

— Pra mim, está sendo emocionante poder tocar nesta noite, porque é a primeira vez e eu estou muito ansioso. Quis ser DJ porque eu senti um chamado e ai eu aceitei, fui pra cima e hoje estou aqui. Meus familiares e as outras pessoas me incentivam, mas alguns não acreditam que eu toco e, com certeza, vão ficar felizes de me verem tocando hoje aqui, disse.

Outra atração que embalou o público foi o cantor Lipe Freitas, que trouxe como repertório diversas músicas do seu CD “Almas”, além de grandes sucessos da música católica.

— Poder participar do Balada Jovem é um grande presente de Deus e reafirma aquilo que eu disse durante o show: que Deus já me havia eleito desde antes da fundação do mundo (Efésios 1-4) para que eu estivesse aqui nesse momento e partilhando da ação do Espírito Santo, antes de qualquer coisa, com todos que estão aqui presentes. É uma alegria muito grande pra mim, afirmou Lipe Freitas.


Participaram também da primeira edição do Balada Jovem as seguintes atrações: Ministério Misericórdia Eterna, Padredj Zeton, Dj’s Cristoteca RJ, Equipe Point do Agito e Dj Ronald Carvalho.

Jovens de diversas áreas da Arquidiocese do Rio participaram do evento, que também acolhe e promove a unidade com a juventude de outras dioceses, como, por exemplo, a jovem Ohana Costa, da Catedral de São Francisco Xavier, da Diocese de Itaguaí, que participou da equipe de acolhimento do evento.

— Para nós de Itaguaí está sendo um prazer trabalhar na Balada Jovem – A Festa, aqui em Campo Grande. Já trabalhamos com a Cristoteca, há cinco anos em Itaguaí, então, pra nós, foi um convite muito importante, tendo em vista que vamos receber em nossa cidade a Pré-Jornada. (...) Nós temos que ter a vida de oração, mas também o lazer e a diversão, e nada melhor do que termos um point para nos encontrarmos sempre, fazermos novos amigos e dialogar sobre as nossas expectativas para a Jornada, destacou.

Mariana Ribeiro, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Pavuna, definiu o sentimento de todos os jovens que participaram da primeira edição do Balada Jovem – A Festa.


— Eu acho esse evento incrível, acho inovador, acho que é um passo que a Igreja precisava dar hoje em dia, que vai chamar muitos jovens, que vai modificar muito a cabeça e chamar os jovens para enxergar a alegria que nós temos de seguir a Cristo, a alegria da juventude católica, que é um segredo ainda bem escondido, mas que, com essa iniciativa, tem tudo para ser conhecida por todos os jovens do Rio, disse.

Proporcionando diversão aos jovens por meio do Hip Hop, Tecnodance, Eletrohouse, dentre outros ritmos, a Balada Jovem – A Festa, será realizada sempre no primeiro ou segundo domingo de cada mês, das 16h à meia-noite. O próximo encontro está marcado para o dia 5 de agosto. A Fox Lounge fica na Estrada Guandu do Sapê, 51 – Campo Grande. Acesse a página no Facebook e tenha mais informações: www.facebook.com/baladajovemafesta .

Pesquisar